CNH Social (GRATUITA) 2018 - Inscrições abertas!

Um novo programa do governo prevê assistência para pessoas de baixa renda e desempregadas para fazerem sua carteira nacional de habilitação GRATUITAMENTE e assim ter algo a mais na hora de brigar por uma vaga de emprego no mercado de trabalho atual. Veja abaixo como se inscrever para participar do CNH Social.


Com a ingressão no programa, o participante não arcará com os custos relacionados com a carteira de motorista, tais como os gastos com provas, aulas, etc., podendo tirar a carta A e B, e caso o participante já possua sua carteira de motorista, poderá mudar de categoria através da CNH social.
Aqui você verá as principais informações relacionadas ao projeto, como se inscrever e quais são os requisitos mínimos para participar:

Quem pode participar do programa:

O programa CNH Social, também conhecido como CNH Popular ou Primeira Habilitação, é um projeto do Governo Federal em parceria com o DETRAN – órgão regulador de todos os automóveis terrestres que circulam no território brasileiro – que tem como objetivo fornecer a possibilidade de pessoas com baixa renda de tirarem sua carteira de motorista, se capacitando assim para entrar no mercado de trabalho.





O principal alvo do programa são pessoas que não possuem renda para tirar uma CNH, não estejam empregadas, e com isso estejam passando por dificuldades sociais.

O projeto é destinado para incentivar o ingresso de pessoas carentes no mercado de trabalho, utilizando sua carteira de motorista como capacitação. Entretanto, para participar do CNH Social é necessário atender alguns requisitos básicos, tais como:
  • Estar desempregado em um período superior a 01 anos;
  • Ser beneficiário do programa Bolsa Família;
  • Estar matriculado na rede pública de ensino, tendo um bom desempenho escolar no ano do ingresso do projeto;
  • Possuir uma renda familiar per capita inferior a 02 salários-mínimos federais;
  • Ser ex-presidiário;
  • Ser pequeno agricultor rural;
  • Possuir alguma deficiência física;




Do Detran:

O participante deverá atender todos os requisitos mínimos para ter a carteira de motorista, como saber ler e escrever e não ter pratico nenhuma infração no trânsito, nem criminal que o impossibilite de possuir o documento.

Como se inscrever:

Para se inscrever no CNH Social, o interessado deverá entrar no site do DETRAN de sua região e identificar a opção do programa. Feito isso, basta realizar um cadastro e ingressar no processo seletivo. Caso seja selecionado, o participante será contatado através do e-mail e do telefone informado no momento do cadastro. É muito importante informar um endereço de e-mail válido pois será através de lá que as informações necessárias para dar procedimento ao programa.




O programa oferece melhores chances de ingressar no mercado de trabalho.
Depois de realizar todos os exames e aulas, práticas e teóricas, o cidadão estará apto a trabalhar em diversos setores do mercado de trabalho, seja como vendedor, entregador, transportador e qualquer outro ofício que necessite de uma carteira de habilitação.

É uma excelente maneira de quem está desempregado, estudantes da rede pública de ensino e ex-presidiários a encontrar melhores oportunidades de emprego.




Atenção: Esse artigo tem caráter apenas informativo, não tendo relação ou ligação oficial com os governos estaduais e DETRAN's que disponibilizam o programa. Todas as marcas contidas no artigo são de propriedade do governo e DETRAN's responsáveis. Para outras informações oficiais acesse os sites oficiais do DETRAN do estado em que você reside.

Anterior
Proxima